Centro de Documentação e Memória (CDM)

O que é o Centro de Documentação e Memória (CDM)?

O Centro de Documentação e Memória (CDM) do Teatro Alfa é um espaço dinâmico de estudos, pesquisas, preservação e difusão da informação sobre os espetáculos apresentados no Teatro Alfa desde sua criação e também sobre nossa própria história, particularmente nossos projetos e ações culturais e educativas. Contamos ainda com uma biblioteca em artes do espetáculo, com foco temático em Dança e Teatro Infanto-Juvenil.

Acesse nossa Base de Dados

Tipo de material

O acervo do CDM apresenta a seguinte subdivisão:

  1. Memória do Teatro Alfa
  2. Outras coleções

A coleção Memória do Teatro Alfa é constituída por materiais que tratam de seus espetáculos, de sua história, dos eventos que nele se realizaram e dos projetos sociais.
O núcleo documental relativo aos espetáculos apresentados no Teatro Alfa é formado pela coleção de documentos produzidos antes, durante e depois dos espetáculos, quais sejam:

  • Programas;
  • Registros de imagem fixa (fotos, postais, cartazes etc.);
  • Registros de imagem em movimento (DVDs);
  • Registros em áudio produzidos pelo Teatro;
  • Documentos encaminhados pelas companhias/grupos ou pelos artistas;
  • Clippings de mídia impressa ou eletrônica;
  • Riders técnicos.

O núcleo histórico é composto por dossiês com documentos sobre a inauguração do Teatro, sobre o edifício (arquitetura, especificações técnicas, etc.), sobre a programação, com destaque para as temporadas artísticas, dentre outros.
O núcleo documental sobre os projetos sociais reúne os documentos que norteiam as ações sócio-educativas do Teatro Alfa, bem como registros das iniciativas desenvolvidas no Teatro ao longo dos anos.
O núcleo dos eventos traz um panorama da utilização do espaço por terceiros. O núcleo dos eventos traz um panorama da utilização do espaço por terceiros.
Em outras coleções, estão incluídos documentos diversos – livros, DVDs, CDs – relacionados à programação e às ações do Teatro Alfa, coletados e adquiridos com a finalidade de complementar a Coleção Memória e dar maior representatividade ao acervo, dentro de suas áreas temáticas de abrangência.

Públicos

O CDM oferece consulta pública, livre e gratuita, mediante agendamento.
Seu público-alvo constitui-se de pesquisadores e profissionais das artes cênicas, estudantes universitários e de cursos técnicos, mas atende também ao público em geral.

Base de Dados

Consulta on-line