Acervo
Gagá
21Com direção e dramaturgia de Marcelo Romagnoli, a peça – voltada para crianças de todas as idades – tem no elenco os atores Jackie Obrigon, Guto Togniazzolo e Fausto Franco.
SOBRE A PEÇA
O espetáculo já realizou duas temporadas de sucesso em São Paulo, além de ter circulado pelo Interior do Estado. Gagá foi indicado em 4 categorias ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem; melhor texto, espetáculo, ator e cenário.
Gagá conta a história de Lelé e Tantã. O enredo, em dois atos, é simples. Ele e ela são amigos. Ou casados há 70 anos. Ou são Adão e Eva. Carregam em si a alma dos palhaços becketianos. Vivem aparentemente felizes num espaço sem portas nem janelas. Passam o tempo divertindo-se com jogos e lembranças.
Os personagens passeiam pelo absurdo e pelo patético, alternando humor, memória e lirismo para mostrar que todo tempo é um grande movimento circular da vida. O cenário representa um não-lugar, onde tudo é branco porque a memória é branca: uma cama de ferro branca, um alto-falante branco e uma escada branca que leva ao céu. Pelo alto-falante, que é a única ligação com o mundo exterior, sai música. Dançar ainda é uma diversão possível. Lelé e Tantã só acreditam, como Nietzsche, num divino que dança.
Para o público, a leitura pretende ser livre: podem ser duas crianças brincando num quarto de dormir. Podem ser dois velhos doidos num asilo. Podem – para o adulto mais ilustrado – pode ser a representação da nossa condição humana.
O segundo ato é anunciado por badaladas de sinos. Pela escada desce Gagá, numa réstia de luz. Ele é o próprio deus, o cuidador, o dono do asilo, o pai das crianças.
Informações
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Acessibilidade: Motora e Visual
Ficha Técnica
Elenco
Jackie Obrigon
Guto Togniazzolo
Fausto Franco
Produção
Stella Marini/ Púrpura Produções Artísticas