Infantil

Ministério da Cidadania, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Instituto Alfa de Cultura Apresentam

Muito Ruído por Shakespeare

03 de agosto a 01 de setembro

A Cia Núcleo estreia no Teatro Alfa um projeto inédito no Brasil, “Muito Ruído por Shakespeare” – apenas apresentado em espanhol no VIII Festival Shakespeare Buenos Aires, em 2018.

SOBRE A PEÇA

Em um jogo narrativo conduzido por um personagem que manipula tudo de fora do cenário, e entra em cena por meio de projeções e interações, temos dois mensageiros que enfrentarão os problemas que aparecem no ato de comunicar uma história. Manipulação de informação, notícias falsas, ausência de dados são algumas das dificuldades que irão interferir diretamente neste objetivo.

A história de Otelo narra um desenlace trágico de um casal apaixonado. Otelo ama Desdemona, mas ludibriado por Iago acredita na traição de sua amada. Já nos acontecimentos de Macbeth, reis são mortos em nome do poder e da ambição. Estas complexas histórias criadas por Shakespeare irão se embaralhar na fala destes mensageiros, apontando para equívocos na transmissão de um caso e suas consequências.

Em uma época onde diversos acontecimentos políticos são mediados e influenciados pela imprensa e internet, a Cia Núcleo traz uma obra imersa no imaginário do bardo e que traça paralelos com estas questões. É um espetáculo para toda a família, onde os maiores irão acompanhar os caminhos tortuosos destes enredos, enquanto os menores irão se deliciar com os quiprocós desta dupla, sem se ausentar da mensagem geral do texto.

Crianças estão acostumadas com omissões de informações, mentiras contadas para evitar possíveis discussões e dificuldades em entender todos os lados de um fato. O desafio da Cia., então, estabelece-se neste lugar onde o texto de Shakespeare, o nó das Fakes News e a produção de um ato cênico abarquem estas questões para crianças e adultos.

 

Cia Núcleo

A Cia Núcleo nasce da união de duas Cias existentes há mais de 8 anos na cidade de São Paulo: a CÍNICA CIA. DE TEATRO, que tem como um dos fundadores o ator e arte-educador André Medeiros Martins e a CIA. TRICROMÁTICA, criada pelo ator e músico Ronaldo Liano. Atuando na área de teatro, música, contações de histórias e intervenções, as duas Cias tem no seu histórico projetos apresentados em diversas unidades do SESC/SP, Virada Cultural, Fábricas de Cultura, Proart (em CEUs da cidade de São Paulo), Sistema Municipal de Bibliotecas da Cidade de São Paulo e São Bernardo do Campo, Projeto Pirimpimpim da prefeitura de Mogi das Cruzes, Edital de Chamamento de Artes Cênicas e de Literatura do SESI/SP, além de festivais (nacionais e internacionais) e apresentações em escolas públicas e particulares.

Informações

Duração: 50 minutos

Classificação: Livre

Acessibilidade: Motora e Visual

Ficha Técnica

Elenco

André Medeiros Martins

Caio Merseguel

Ronaldo Liano

Yuri de Francco

Produção

Cia. Núcleo

Veja mais no site oficial

https://www.facebook.com/cianucleo/

Outros Espetáculos