Acervo
Chapeuzinho Vermelho
Tudo começa como uma grande brincadeira, onde duas palhaças descobrem um armário cheio de chapéus.
SOBRE A PEÇA
Estes chapéus as conduzem por uma “viagem de brincadeiras”, onde o fio condutor é dado pela história de Chapeuzinho Vermelho. Ora contam a história, ora brincam com os elementos da mesma, ou seja, há uma tônica constante no fato de serem duas palhaças tentando fazer o melhor para conseguirem contar a história. Os chapéus definem os personagens. Quando os colocam tornam-se a Chapeuzinho Vermelho, o Lobo Mau, a Mãe, a Avó e o Caçador.
Quando os tiram transformam-se em palhaças, tornando-se clara a ”brincadeira dentro da brincadeira”, assim como a linguagem do teatro dentro do teatro. Baseados na versão dos Irmãos Grimm, a Cia. inventou a própria versão de Chapeuzinho Vermelho. Os recursos que utilizam são inúmeros, desde coreografias de dança e de movimentos clownescos até a utilização de instrumentos musicais; passando pelo canto, pela farsa, mímica, a manipulação de objetos, teatro físico, pelo lúdico e nonsense.
Cia Le Plat du Jour
Desde o seu início, a Cia Le Plat du Jour tem como foco principal a formação da criança, inserindo a adaptação dos contos clássicos num contexto atual. Ao invés de apenas reproduzi-los, a Cia. Le Plat du Jour os reinventa, sem perder as características que os identificam e os princípios estruturais de seus significados, sempre lidando com o lúdico, o prazer e o conceito de derrisão.
A Cia. tem uma identidade marcante por ser dona de uma linguagem cênica versátil, que transita entre o drama e a comédia com fluidez. Desta forma, estabeleceu uma das principais características de seu trabalho: a liberdade na desconstrução daquilo que é pré-concebido.
Informações
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Acessibilidade: Motora e Visual
Ficha Técnica
Elenco 1
Alexandra Golik
Carla Candiotto
Elenco 2
Renata Bruel
Renata Maia
Produção
Cia. Le Plat du Jour