Acervo

Circus – A Nova Tourné

Prêmio APCA/2000 de Melhor Espetáculo de Animação

 

CIRCUS – A Nova Tourné é um espetáculo, indicado para crianças a partir de três anos, que recria o mundo maravilhoso do circo em quadros curtos e engraçados.

Apesar de ser um espetáculo dedicado às crianças, ele não se restringe somente ao público infantil.  O roteiro inteligente e bem alinhavado pelo diretor e roteirista Eduardo Amos foi construído de forma a envolver também os adultos.  A intenção é simples: divertir com talento!

No palco uma tenda de circo é armada onde “CIRCUS” acontece.  O mundo maravilhoso do circo é recriado em quadros curtos, ágeis e engraçados.   Na montagem, a palavra é substituída pelo gesto do clown e pela trilha musical circense.  Os bonecos feitos por Marco Lima são encantadores e divertidos. O trabalho de manipulação seguro e preciso de Claudio Saltini e Teka Queiroz, que acontece à vista do público sem truques nem efeitos especiais, fazem com que os bonecos ganhem vida própria!

O espetáculo é uma piada só, mas irresistível.  No picadeiro de um cirquinho mambembe, dois saltimbancos apresentam números circenses inusitados: a Família Ovos com números de equilibrismo… As Minhocas trapezistas, o Árabe e seu Camelo abusado, a Mosca Dançarina e muitos outros bonecos fazem de tudo para divertir e entreter plateias de todas as idades!

Apoiada em canções circenses, a montagem mistura fantoches, marionetes e bunraku (técnica na qual um mesmo boneco é manipulado simultaneamente por mais de uma pessoa).  A mágica é que tudo isso acontece com os manipuladores sempre à vista do público, sem truque de iluminação, nem efeitos especiais!

Um charme adicional é a opção pelos chamados entreatos, em que os dois atores-manipuladores surgem na boca de cena para anunciar a próxima atração fazendo inesquecíveis números de clowns.  É um recurso que dá mais agilidade e graça ao espetáculo.

CIRCUS – A Nova Tourné propõe um verdadeiro teatro interativo e de participação espontânea do público.  Desta vez, são as crianças que levam os adultos ao teatro, não para explicar a peça, mas para participar de uma descoberta: o prazer de uma tarde no circo!”

Ganhador do Prêmio APCA 2000, como Melhor Espetáculo de Animação, CIRCUS A Nova Tourné é uma singela homenagem ao universo circense recheado de tiradas espertas!  Pode não ser o maior espetáculo da Terra…  Mas, é certamente um dos mais engraçados!

 

HISTÓRICO

Dirigida por Cláudio Saltini, a Cia Circo de Bonecos nasce da Cia A Cidade Muda, que desempenhou um importante papel no desenvolvimento e na difusão do Teatro de Bonecos na cidade de São Paulo, nos anos 80 e 90.  Em seu novo grupo, Saltini continua a explorar o trabalho experimental e plástico característico de A Cidade Muda e mantém, em seu repertório, um dos espetáculos dessa companhia, da qual foi um dos fundadores.

Informações

Duração: 50 minutos

Classificação: Livre

Acessibilidade:

Ficha Técnica

Materiais disponíveis: Circus – A Nova Tourné

Outros Espetáculos