Acervo
Grupo Corpo
A brasilidade do Grupo Corpo está sempre presente na Temporada Alfa, desta vez, com ‘Lecuona’ e ‘Dança Sinfônica’.
SOBRE A PEÇA
Criado em 1975, uma das principais companhias de dança do país, responsável pela criação de um vocabulário de movimento tipicamente brasileiro, o Grupo Corpo reapresenta duas obras de seu admirável e respeitado repertório:
Lecuona
Com letras que beiram o kitsch e a construções melódicas estonteantemente belas, o romantismo rasgado das canções de Ernesto Lecuona (1895-1963) havia capturado o coração bailarino do coreógrafo Rodrigo Pederneiras em meados dos anos 80. Duas décadas depois, em 2004, o Grupo Corpo rendia-se à genialidade do maior ícone da música cubana de todos os tempos e decidia abrir uma exceção à regra, estabelecida em 1992, de só trabalhar com trilhas especialmente compostas para colocar em cena o balé que leva seu nome: Lecuona.
Uma vertiginosa sequência de 38 minutos de pas-de-deux e uma única formação de grupo, criadas por Rodrigo Pederneiras sobre doze doridas canções de amor e uma valsa do célebre autor de Siboney, emprestam a Lecuona um caráter absolutamente singular e diferenciado das demais criações do grupo. Esbanjando sensualidade, a tradução visual e cênica das canções de Ernesto Lecuona ganha com cada casal de protagonistas a sua própria cor.
O cenário de luz criado por Paulo Pederneiras em parceria com Fernando Velloso delimita o espaço cênico através de cubos luminosos monocromáticos, que deslocam-se na caixa-preta conforme o vai-da-dança do par romântico da vez.
Dança Sinfônica
Nesse espetáculo criado em 2015 para comemorar os 40 anos da Companhia, Rodrigo Pederneiras revisita as melhores notações de todo um vocabulário que havia deixado para trás e processa uma espécie de síntese de uma escritura coreográfica construída ao longo de seus 34 anos como coreógrafo residente da Companhia. Nessa tarefa contou com a preciosa ajuda da música composta por Marco Antônio Guimarães, interpretada pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e pelo Grupo UAKTI.
Informações
Duração: 2h
Classificação: Livre
Acessibilidade: Motora e visual
Ficha Técnica
Atores
Grupo Corpo
Produção
Instituto Alfa de Cultura e Grupo Corpo