Acervo

Vinte

VINTE

Mais novo espetáculo da Focus Cia de Dança, dirigido e coreografado por Alex Neoral, marca a maioridade da companhia, que completou 21 anos em 2021, faz duas apresentações no Teatro Alfa. O projeto conta com o patrocínio da Estácio.

Com oito bailarinos em cena VINTE é dedicado a obra de Clarice Lispector – no ano do centenário da escritora a Focus completou 20 anos –, mistura dança e literatura. Palavras que tentam ser traduzidas em movimento, imagens que viram gestos dançados, poesia que sai do papel e vira cena. Dizer o indizível, compreender o não tátil, um universo de constante busca de significados quando a maior explicação está no viver. Contos, romances e frases se misturam e ajudam a estruturar uma obra cheia de emoção, onde o sentir ultrapassa o compreender.

Temas como vida, morte, maternidade, mulher, amor, alma, coração… temas recorrentes que viram cenas de um espetáculo envolto em vigor e paixão, num cenário, criado por Natalia Lana, que conta com uma bolha gigante e transparente de 2,50mt de altura, onde os bailarinos dançam e interagem. E ainda 400 ovos, que remetem ao início da vida, a fase embrionária, e um fio metálico representando o cordão umbilical e a finitude.

Já a trilha sonora original, de Felipe Habib e Plínio Profeta, com muito percussão, traz vários instrumentos musicais como acordeom, violão, piano, acompanha a subjetividade do espetáculo, misturando poesia, tensão, suavidade, com muitas camadas rítmicas e atmosféricas diferentes. E os figurinos repaginados, de Roberta Bussoni, foram inspirados em modelos dos anos 40.

“Um trabalho bem abstrato, possibilitando ao público construir a sua própria interpretação. Um espetáculo subjetivo e ao mesmo tempo muito potente”, resume Alex Neoral.

 

A companhia

Com 25 obras e 15 espetáculos em seu repertório, a Focus Cia de Dança se consagrou através da crítica especializada e sucesso de público. Apresentou-se em mais de 100 cidades brasileiras e levou sua arte para países como Colômbia, Bolívia, México, Costa Rica, Canadá, Estados Unidos, Portugal, Itália, França, Alemanha e Panamá. Em 2021 lançou, além de “BICHOS DANÇANTES”, o novo espetáculo “VINTE”, uma homenagem a Clarice Lispector e em comemoração aos 21 anos da companhia. Em 2020, durante a pandemia, lançou “CORAÇÕES EM ESPERA”, criação do grupo, que foi exibida ao vivo, através de streaming, pelo YouTube, indicada ao prêmio APCA na categoria criação, ficando em cartaz por 17 semanas. Em 2019 ganhou o 1o Prêmio Cesgranrio de Dança, com a coreografia Keta, do espetáculo “STILL REICH”, e teve seu elenco indicado ao prêmio APCA durante a temporada na capital paulista, ainda neste ano recebeu a indicação de melhor coreografia para FOCUS DANÇA BACH pelo 2o Prêmio Cesgranrio de Dança e melhor bailarina Marina Teixeira e melhor bailarino José Villaça. Em 2017 se apresentou na última edição do Rock In Rio, ao lado de Fernanda Abreu. Em 2016 recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura, maior condecoração da cultura brasileira.

Com o espetáculo “As canções que você dançou pra mim”, que já ultrapassou a marca de 300 apresentações e esse ano completa 10 anos, recebeu diversas indicações a melhor espetáculo do ano, por sua criatividade e originalidade. Em 2012 foi escolhida, através da seleção pública do Programa Petrobras Cultural, a receber o patrocínio durante três anos para desenvolvimento de suas atividades, dando início a uma parceria de manutenção. Mais de 1 milhão de espectadores já se encantaram com a poesia e a capacidade técnica lapidadas nas coreografias inovadoras de Alex Neoral e nos movimentos precisos de seus bailarinos.

Informações

Duração: 70 minutos

Classificação: Livre

Acessibilidade:

Ficha Técnica

Materiais disponíveis: Vinte

Outros Espetáculos