Acervo
Wakatta – Gensô, ilusão
Com 30 anos de carreira, o mágico Célio Amino convida o público a descobrir seu grande segredo: como, mesmo falado em japonês, todos vão entender.
SOBRE A PEÇA
Wakatta (que significa entendi na língua japonesa) nasceu como uma performance, apresentada em japonês, com o ator Célio Amino empurrando um carrinho de chá, enquanto oferecia números de mágica. Chegou a ser apresentado no Sesc Belenzinho, durante uma edição da Virada Cultural, há quatro anos. Agora ganhou corpo e transformou-se em um espetáculo de mágica.
A nova versão de Wakatta-Gensô reúne 15 números de mágicas e um conceito delineado em referências a elementos da cultura japonesa, como o mangá Naruto, a tecnologia, o estilo Wazuma de mágica, o Teatro Nô e o Kabuki. “Todos combinados de uma maneira bem diferente dos costumes japoneses”, informa o ator e criador Célio Amino.
Em japonês, Gensô, quer dizer fantasia, ilusão. “Usa-se esta palavra para dizer, por exemplo, que a realidade é ilusória. Wakatta-Gensô, além de ser um espetáculo de mágica falado em japonês, há uma segunda camada, refletindo sobre a natureza do que é diferente, usando como ponto de referência a peça de teatro Nô Takasago”, explica Célio Amino .
No palco, Amino – o intérprete do personagem Amino-san, o mágico que só fala japonês – ganhou o apoio de mais uma colaboradora. Interpretado por Luciana Beloli, o novo personagem é inspirado no Teatro Nô. O papel de Luana Tonetti bebe na fonte do Teatro Kabuki.
“Esta mudança faz com que o espetáculo ganhe um novo sentido, reforçando sua vocação para mostrar a diversidade, mesmo dentro de um país pequeno como o Japão.” Célio comenta que vai apresentar números originais de mágica que surpreenderão até mesmo os mágicos profissionais.
“Em um espetáculo de mágica para toda a família, a diferença de línguas, paradoxalmente, é usada de maneira criativa para mostrar que a comunicação é algo muito mais amplo”, fala Amino. Apesar de Amino-san não falar português, todos o entendem. Esta é a grande mágica do espetáculo. Só não entendem como ele faz seus belos números de mágica. Mas Amino-san guarda outro grande segredo. Será que você é capaz de descobri-lo?”
Informações
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre. Recomendado para crianças a partir de 6 anos
Acessibilidade: Motora e Visual
Ficha Técnica
Concepção e Direção
Grupo Oculto do Aparente
Elenco
Celio Amino
Luana Tonetti
Luciana Beloli